sábado, 1 de setembro de 2018

Cristicidade, o Único Relacionamento Permanente




O mesmo deve ocorrer ao meditarmos por nossos vizinhos. Não estamos a tentar aperfeiçoá-los; nem estamos tentando torná-los melhores pessoas. É por isso que não fazemos proselitismo, nem tentamos convertê-los para aquela que pensamos ser a melhor religião. 

Não há maior ou melhor religião. Só há uma coisa que faz surgir a harmonia divina, e isso é a Cristicidade (natureza crística). Essa é a única base sobre a qual podemos formar uma relação permanente de fraternidade. 

O único relacionamento permanente está na nossa Cristicidade, porque não importa quão humanamente bons possamos ser, algum dia algo vai surgir e atingirá o "eu" pessoal, e então surgirão discordâncias e conflitos.


Este "eu" humano que responde a uma situação ao ficando zangado ou ressentido com alguém é a natureza humana que precisa ser abandonada. 

A razão pela qual é difícil fazer isso é que às vezes gostamos de estar com raiva, e muitas vezes encontramos satisfação no ressentimento. 

Quando lemos a história de pessoas ditadoras e tiranas, sentimos prazer em pensar num poder ou torcer por um acontecimento que os derrubasse e os pusesse em seu devido lugar. 

Todos nós temos momentos nos quais visualizamos algum tirano sendo colocado de joelhos e recebendo a nossa vingança. 

Mas quem está a fazer isso é o "eu" humano em nós reagindo ao cenário, o "eu" que não tem o menor direito de estar em cena.

A verdade é que o "Eu" é a manifestação de todas as qualidades de Deus. 

Mas como eu me atreveria a fazer uma declaração dessas sobre mim mesmo, conhecendo-me humanamente como sou? 

De que modo eu ousaria fazer essa declaração para mim mesmo, a menos que eu também faça isso em relação a você? 

Como eu poderia dizer que "eu" incorporo todas as qualidades de Deus, que "eu" sou tão eterno como Deus, tão imortal como Deus, que "eu" sou o Cristo, Filho de Deus? 

Como eu ousaria dizer isso e deixar de fora qualquer indivíduo em qualquer lugar da terra – passado, presente ou futuro –, qualquer indivíduo no inferno ou no céu? 

Não, eu não me atrevo! Eu não ouso! Seria perversidade espiritual de minha parte anunciar a minha Cristicidade e me recusar a aceitar este fato como Verdade Universal. 

Deus está oferecendo a cada indivíduo na face da Terra a possibilidade de despertar para sua Verdadeira Identidade.

"Desperta, tu que dormes!" 

A Cristicidade é nossa Verdadeira Identidade – não é humanidade boa, nem humanidade ruim.

Mais cedo ou mais tarde, você deverá estar disposto a afastar esse "eu" que está cheio de erros mundanos – ressentimentos, injustiças, desigualdades –, e declarar dentro de si mesmo: 

"Estou pronto para assumir a minha Verdadeira Identidade. 

Eu estou pronto para despertar para a Luz do meu próprio Ser. 

Estou disposto a aceitar a declaração do Mestre de que eu não chamarei a nenhum homem na terra de meu 'pai', mas reconhecerei a Filiação Divina que me foi legada".

Até que você realize essa verdade em si mesmo, como você poderá amar ao teu próximo como a ti mesmo? Você nem sequer começou a amar a si mesmo! Você não ama a si mesmo até que reconheça sua Verdadeira Identidade. 

Não é exigido que você ame o seu eu humano, porque mesmo que o seu eu humano seja sumamente bom, ele ainda não é bom ou qualificado o suficiente.





Nenhum comentário:

Postar um comentário