domingo, 3 de setembro de 2017

Yoga do Conhecimento no Cristianismo - A Meditação Contemplativa e as Escrituras - Joel S. Goldsmith




O Cristianismo se desenvolveu, quase que inteiramente, como uma "yoga" devocional,ou uma religião de culto dualístico e de devoção. 

Mas o ensinamento de Joel Goldsmith constitui uma notável exposição da yoga de conhecimento, que também possui. 

Serve, ainda, como uma demonstração da verdade que a "jnana-marga", ou o "caminho do conhecimento", não implica em filosofia ou erudição. 

É tão simples quanto profundo. Se qualquer um dos seguidores de Maharshi, treinados em equacionar o Caminho do Conhecimento com a Auto-inquirição, estranhar o método de Joel Goldsmith, de concentração nos textos bíblicos, deverá lembrar, então, que se aproxima muito da prática do "Mahavãkyãs", recomendado por Shankaracharya.*

A meditação contemplativa é a preparação para a meditação pura, sem palavras ou pensamentos, e a sua principal finalidade é a de conservar a mente fixa em Deus - aceitando-O de todos os modos que dispomos - a bem de que, com calma e confiança, possamos "AQUIETAR-NOS E SABER QUE EU SOU DEUS".

Sabemos que o homem comum não recebe as coisas do Espírito de deus, que para ele são inconsequentes, nem pode conhece-las porque são discerníveis espiritualmente. Somente em meditação contemplativa, portanto, cônscios da Verdade das Escrituras, é que podemos nos preparar para alcançar a nossa Divina Filiação, ou a mente Búdica.

Foi prometido: Se residires em Mim e Minhas palavras residirem em vós podereis pedir o que quiseres que tudo vos será dado. 

Em outras palavras, se residirmos no Verbo e permitirmos que o Verbo resida em nós, produziremos frutos abundantes.

Contemplando a Verdade, portanto, obteremos o dom do discernimento, por meio do qual alcançaremos a Verdade,que o "homem normal" não pode conhecer. 

O Bhagavad Gita também afirma isto, não podereis me ver com os olhos mortais, dou-te, portanto , a visão divina, contempla agora a minha glória.

Para compreender.certos princípios espirituais da vida é necessário meditar adequadamente desenvolvendo a habilidade de praticar a meditação, A não ser que uma meditação contenha em si uma percepção consciente do princípio espiritual, ela não será benéfica. 

Poderá, na realidade, levar somente a um estado mental de firmeza, dentro do qual não surgirão frutos espirituais ou sinais de adiantamento.

Devereis, portanto, não só saber porque estais meditando como, também, conhecer os princípios específicos aos quais devereis obedecer em vossa meditação.

Passemos a considerar o princípio mais importante da vida, baseados em que podemos sentir uma existência harmoniosa: Eu sou Eu.

Podeis afirmar isto para vós mesmos porque é indiscutível. Não sois outra coisa mais do que vós mesmos! "EU SOU EU". 

Na grande lição sobre o suprimento ensinada na Escritura Hebraica, o Mestre fez a seguinte pergunta à viúva pobre que buscava suprimento: "O que possuis em vossa casa?. Não lhe perguntou o que ou o quanto queria. "O que JÁ possuis em vossa casa?"

Vejamos como isto pode ser aplicado na vida prática. Somos muitas pessoas aqui reunidas para estudar e, como podeis facilmente sentir, existe paz entre nós. Existe calma e confiança e, com toda a certeza, ausência de ódio, intolerância, preconceito ou inveja. 

Façamos a nós mesmos, agora, a seguinte pergunta: Como foi que esta paz chegou até aqui, e como foram eliminados o ódio, a intolerância e o preconceito?. A resposta é clara. Fostes vós que trouxestes esta atmosfera de paz até aqui. Toda calma e confiança aqui presentes, todo o amor que esta conosco, foram trazidos por vós. O ódio, a inveja ou a discórdia não estão aqui simplesmente porque vós não os trouxestes.

O que possuis em vossa casa? O que tendes em vossa consciência? Tendes amor, vida, cooperação e paz. O que trouxestes para este templo? Este é o templo de Deus, mas o que fê-lo assim? Foi o fato de aqui estardes numa atmosfera de amor e fraternidade. Então, não é este caminho que constitui o templo de Deus mas sim vós! Não sabeis que sois o templo de Deus? Sois o templo de Deus. SE deixastes fora vossos sentimentos pessoais; SE deixastes fora vossas limitações humanas de raiva, medo e inveja; SE trouxestes em vossa consciência o amor e a paz que aqui sentimos.

Por que os sentimos e porque percebemos a paz que reina entre nós, eis o motivo porque sabemos que foram totalmente trazidos por vós. Em outras palavras, o grau de paz, amor e alegria que sentimos- o grau de onsciência curadora que esta conosco- corresponde ao grau que aqui trouxestes em vossos estados de consciência.

Não pode haver maior grau de consciência curadora do que aquele que trouxestes convosco; não pode haver maior grau de saúde do que aquele trazido por vós;não pode haver maior grau de suprimento do que aquele que trouxestes. Tudo depende de quanto trouxestes de conhecimento sobre a Verdade em vosso estado de consciência, sobre o que ele constitui, sobre quem sois e qual é a vossa verdadeira identidade.

O Mestre Jesus Cristo perguntou: Quem os homens dizem que eu sou?. Os homens comuns, destituídos de discernimento espiritual,dirão que ele é um profeta, um profeta hebreu ressuscitado, ou alguém trazido até agora, do passado humano. Mas, quanto à pergunta "quem dizeis vós que eu sou? - respondida por Pedro: Sois o Cristo, o filho do Deus vivo, implica que ele estava revelando a vossa e a minha verdadeira identidade.

Quando Cristo disse: Não chameis de pai a ninguém sobre a terra pois um é o teu Pai,que está no céu, Ele estava se referindo ao vosso e ao meu estado de consciência. 

Na realidade, toda a sua missão era uma revelação de FILIAÇÃO espiritual do homem. Podeis, portanto, trazer paz, harmonia,estado de consciência curadora e suprimento infinitos a esse grupo de estudantes. Mas só de uma maneira. Sabendo que EU E MEU PAI SOMOS UM e FILHO, ESTAIS SEMPRE COMIGO E TUDO QUE POSSUO É TEU.

Pensa no que aconteceria se vos recolheceis cada manhã,durante dez minutos, separado do mundo exterior, com o propósito de contemplar a Deus e as coisas de Deus. 

Pensa no que aconteceria se vos separasseis, durante dez minutos, buscando a realização espiritual! Somente aqueles que, até certo ponto, foram tocados pelo Espírito de Deus terão a capacidade de se sentar durante dez minutos para a meditação contemplativa.

Pensa: Eu e meu pai somos UM. O pai me disse, "Filho, estais sempre comigo e tudo que possuo é teu". Tenho,portanto, tudo que Deus possui; tudo que Deus tem é meu. "ao Senhor pertence a terra e tudo que nela se contém. Nada sou separadamente, mas em unidade com o meu Pai tudo o que Ele possui é meu. "a minha paz vos dou”. Não existe limite à quantidade de paz que possuo porque me foi dada a paz de Cristo, a minha paz. A paz de Cristo me foi dada.

Quando for feita a pergunta, " O que tendes em vossa casa?,” podereis, portanto, responder: "Tenho toda a paz de Cristo, integralmente. Tenho tudo o que o Pai tem pois Ele a mim confiou o que possui. Até mesmo a Sua vida em mim Ele alentou. 

A minha consciência, portanto, possui a vida eterna. Cristo veio para que eu pudesse possuir vida e para que pudesse tê-la abundantemente. Tenho, portanto, em minha casa - em meu estado de consciência - vida abundante, infinita e eterna, porque foi isto que Cristo disse: "Eu sou a vida eterna". Tenho, portanto, a vida eterna em meu estado de consciência, como uma graça de Deus. Tenho um suprimento infinito porque Cristo revelou:"

VOSSO PAI CELESTIAL SABE QUE NECESSITAIS DE TODAS ESSAS COISAS e AO VOSSO PAI APRAZ DAR-VOS O SEU REINO. Possuo, portanto, o reino de Deus dentro de mim, que é o reino de tudo que sempre necessitarei. Tenho em meu estado de consciência a vida divina. Tenho a paz que transcende o entendimento."

Meditando sobre esses princípios diariamente, durante dez minutos, levareis para dentro do vosso mundo a consciêcia da presença de tudo o que Deus é e de tudo o que Deus possui, como um dom que vos foi conferido pela Sua Graça. Por terdes meditado sobre essas verdades, eis a razão de haver paz entre nós. Trouxestes a paz de deus que ultrapassa toda a compreensão. Se existe amor aqui conosco fostes vós que trouxestes o amor, que é sem limite. Se existe suprimento neste número do "The Mountain Path" fostes vós que o trouxestes do celeiro de Deus. Tudo o que Deus possui é vosso e o trouxestes até aqui . Lembrai-vos sempre disto: Aquilo que trouxestes até aqui para fazer deste Caminho um templo de Deus, também trazeis para o vosso negócio ou para o vosso lar, por meio de vossa meditação matinal sobre esta verdade. Fazeis, portanto, de vosso lar um templo de Deus. Se não encontrais amor em vosso lar é porque não o trouxestes, uma vez que o amor se encontra só ONDE for por vós expressado.

Em outras palavras, se vossa família prescisar de amor ela terá que encontrá-lo porque se estiverdes em sintonia com Deus, vós O trareis até ela. Tendo sido levado até ao conhecimento desta ensinamento espiritual, recebestes a Graça de conhecer esta verdade , enquanto que os membros de vossa família e as demais pessoas às quais estais ligado em vossa atividade, que representam o "homem natural", que não recebeu as "coisas de Deus", não podem trazer paz e harmonia em suas vidas. Sòmente aqueles que possuem o Espírito de Deus dentro de si são filhos de Deus. SÒmente a eles foi dada a "paz que ultrapassa o entendimento". Lembrai, portanto: O que descobristes aqui, neste momento, foi trazido por vós. De igual maneira, o que encontrais em vosso lar, negócio e em toda a parte, foi justamente aquilo que trouxestes para o vosso lar, vossa ocupação e para o mundo.

O que possuis em vosso estado de onsciência? Para a meditação isto é uma palavra de passe: "O que possuo em meu estado de consciência"?

De meu mesmo, nada possuo, mas pela graça de Deus,-todas as coisas que o pai tem são minhas - "ao senhor pertence a terra e tudo o que nela se contém". Portanto, a minha paz a mim foi dada, a paz de Cristo. A mim foram dadas todas essas coisas adicionais porque o meu Pai celestial sabiia que eu tinha necessidade delas e lhe apraz concede-las a mim. Estou pleno da Graça de Deus e, pela Graça de Deus, tudo o que o Pai possui é meu. Se me pedires, posso dar-vos pão; comendo-o nunca tereis fome. Posso dar-vos àgua viva; bebendo-a nunca tereis sede.

Isto é o que estais dizendo em vossa casa,em vosso negócio e ao mundo. Mas estais dizendo-o silenciosamente e secretamente. Nunca o proclameis abertamente porque a recomendação do Mestre é para orar em secreto, onde ninguém possa escutar ou nos ver. Se a vossa prece for feita dentro do santuário interno de vossa consciência aquilo que o Pai ve ou ouve em secreto é rpoclamado do alto dos telhados. "TEU PAI, POR SI MESMO, VE EM SECRETO E RECOMPENSAR-TE-Á ABERTAMENTE".

Silenciosa e secretamente pergunta a ti mesmo: "O que tenho em casa"? Tenho a Graça de Deus. Tudo o que o Pai possui é meu. A mim foram dadas a calma, a confiança e a firmeza. A mim foi dada a minha paz. O Pai alentou sua vida em mim. Portanto, possuo a vida de Deus, que é eterna e imortal. Tenho aquela mesma mente que também estava com Jesus Cristo e, portanto, não tenho desejos humanos e nada procuro obter de ninguém. "Eu e meu Pai somos UM" e recebo tudo que necessito por que meu Pai sabe quais são as minhas necessidades e lhe apraz dar o Seu reino. Como já tudo possuo peço só a oportunidade de repartir aquilo que o Pai me deu. 

Procura observar o que acontece em vosso lar, em vosso negócio e no mundo quando vos recolheis, silenciosa, reverente e secretamente, dentro de vós mesmos, dizendo:

Agradeço a Deus por nada pedir de meu semelhante exeto que nos amemos uns aos outros. Peço só o privilégio de repartir a Riqueza de Deus que já possuo. Porque deverei pedir ao "HOMEM CUJO ALENTO ESTÁ EM SUAS NARINAS", quando pelo direito da FILIAÇÃO Divina sou o herdeiro de todas as riquezas celestiais?

Não percebeis porque existe entre nós uma atmosfera de paz? Aqui vimos com o propósito de permanecer na presença de Deus e entrar dentro do tabernáculo com o Espírito de Deus, que está dentro de vós e em mim. Estamos reunidos para compartilhar a Graça espiritual de Deus, o Amor espiritual de Deus. Eis porque existe paz convosco. Tal paz não poderá existir onde as pessoas vão para obter alguma coisa. Quandovos sentais para meditar entrai calmamente para dentro e procurai "conscientizar":

Assim como o galho é um com a árvore, assim como a onda é uma com o oceano, assim, também, sou um com Deus. A riqueza do infinito se verte em expressão como meu ser individual, como a minha vida individual. Tendo recebido a riqueza de Deus desejo sómente distribuí-la.

Voltando à atividade externa tratai de lembrar, tantas vezes quanto possível, de fazer uma meditação de 10 segundos, recordando-vos:

A Graça de Deus está sobre mim. Tenho carne e pão espirituais para repartir com todos os que aqui estão. Aqueles que os aceitar nunca terão fome. Posso dar ao mundo a água espiritual e todos os que aceitarem esta água viva nunca terão sede. "Eu e meu Pai somos UM", e o pai está fluindo sua riqueza através de mim para vós e para o mundo.

Uma meditação contemplativa traz em si mesma algo de natureza "para-frente-e-para-tras,estareis virtualmentedizendo ao Pai:

Agradeço. Pai, por estar a vossa graça sobre mim. Agradeço, Pai, por me ter dado vossa paz. Se possuo alguma esperança, fé ou confiança, fostes Vós que me destes. Por mim mesmo nada sou e, portanto, qualquer parcela de paz, esperança, fé e confiança que possuo é uma dádiva do Pai dentro de mim. Agradeço á Vós pela vossa graça, vossa paz e vossa abundância.

Fazei uma pausa, aguardando que a tranquila e pequena voz como que esteja prestes a falar convosco. Corresponde isto a uma atitude de "FALAI, SENHOR, POIS TEU SERVO TE ESCUTA".

Se persistir fazendo isto durante a vida descobrireis, eventualmente, que o Pai FALARÁ convosco, geralmente desse modo: Filho, tenho estado convosco desde antes de Abraão existir.não sabes que "ESTOU SEMPRE CONVOSCO ATÉ O FIM DOS TEMPOS? "Não sabeis que "nunca te abandonarei nem te desenpararei"? Se galgares o céu lá estarei contigo. Volta e reconhece-Me. Recebe-Me e me encontrarás, até mesmo no inferno. Mesmo se caminhares no vale das sombras da morte não te abandonarei. Vai para dentro e procura-Me no teu intímo e mudarei a morte em vida, a velhice em mocidade, a carência em abundância. Reside nesse Mundo e conscientemente deixa-Me residir em ti. Para onde pensas ir fora do Meu Espírito?

Abri o vosso estado de consciência e senti a paz que ultrapassa o entendimento, desta maneira: Dou-vos a minha paz - Minha paz, Meu Reino, o reino da Plenitude, existente dentro de vós. Vive nesta Verdade e deixa Ela viver em vós. Lembrai-vos conscientemente que o Filho de Deus vive dentro de vós e que esta mais ligado à vós do que a respiração e mais próximo do que mãos e pés. Posso fazer qualquer coisa através do Cristo que me fortalece. Eu vivo, mas não sou eu e sim Cristo que vive em mim. Deixai-me, o filho de Deus interno, viver em vós.

Se fostes levado à uma maneira de viver espiritual, não esquecereis vossas meditações de dez segundos e as vossas meditações contemplativas de dez miinutos. Se o Espírito de Deus habitar em vós não vos será mais possível atravessar as horas do dia e da noite sem uma lembrança consciente da presença de Deus, assim como serieis incapaz de passar sem alimento. Assim como o alimento é necessário para o "homem normal", da mesma maneira, a percepção consciente da presença de Deus é vital para o homem espiritual. O alimento espiritual é essencial para o Filho de Deus.

Secreta e silenciosamente, tratai de fazer este reconhecimento para a vossa família, vossas relações comerciais e vossos freguezes; "Posso dar-vos as águas vivas". Observai até que ponto isto alterará a tendencia do vosso pensamento, que procura ser um "homem da terra", sempre tentando obter alguma coisa, convertendo-se no Filho Espiritual de Deus, sempre desejoso de dar e partilhar. "pede que Eu poderei vos dar a paz que ultrapassa o entendimento. Posso partilhar convosco a paz Crística interna que o Pai me deu".

Observai como isto inverterá a tendencia de vossa vida. Enquanto o homem comum não recebe as coisas de Deus, porque está muito ocupado recebendo as ninharias "deste mundo', o homem espiritual não só está sempre recebendo, mas dando. Tem a capacidade de discernir que esses tesouros espirituais não podem ser guardados. Precisam sempre ser expressados e deixados fluir de dentro para fora. E, assim, secreta e sagradamente, os levareis para dentro de vosso lar, do vosso negócio e, depois, deixa-lo-ei fluir para o vosso inimigo.

"PAI, PERDOAI-LHES PORQUE NÃO SABEM O QUE FAZEM". Se me pedires dar-vos-ei as águas vivas e nunca mais tereis sede. Dar-vos-ei carne e nunca mais tereis fome. Vim para que podesseis ter vida e para que possais recebe-la mais abundantemente".

Enquanto praticar a meditação contemplativa procurai pensar no que está fluindo através de vós para o mundo, ajudando a estabelecer a paz na terra. Não tem havido paz na terra porque tantos indivíduos estão tentando obte-la. Mas poucos são os que tratam de traze-la, expressá-la e distribuí-la.Se for para haver paz na terra o Mestre claramente revela que eu devo traze-la a este Eu, o Eu de vós, o vosso divino Filho. Se for para haver paz no mundo VÓS devereis traze-la, da mesma maneira como a trouxestes aqui e como estais aprendendo a leva-la para o vosso lar e para as vossas atividades em geral. A paz não estará aqui enquanto não for trazida por vós. O que tendes em vosso estado de consciência?

Eu tenho a paz que ultrapassa o entendimento e posso levá-la para onde eu quero, onde quer que eu esteja, porque em minha presença há realização. O lugar onde estou é um chão sagrado, porque o cristo vive em mim. O Cristo interno é plenitude e onde o cristo está existe Paz. Trago, portanto, paz ao meu corpo. Trago paz e quietude à minha mente, e trago paz, calma e abundância para vós, pouco importa qual deste "vós" sois. Trago-vos a Graça de Deus. Vai e faz a mesma coisa!







Nenhum comentário:

Postar um comentário