segunda-feira, 24 de julho de 2017

Comentários sobre Christian Science, Unity, Cura Joel S. Goldsmith



Bom dia! Primeiramente vocês sabem que este trabalho está na natureza de um trabalho secreto. Isso faz com que seja muito difícil porque significa que não há nenhum crédito para qualquer um que o fizer, nenhum agradecimento, nenhuma possibilidade de recompensa. 

Ninguém pode fazer exame do crédito ou de seus frutos porque não pode ser divulgado. 

Este trabalho começou com um grupo de 25 em New York City e por isso é chamado o “grupo 25”, mas realmente há aproximadamente 250 membros nele, todos situados “around the clock”.


Ou seja, se você estiver acordado aqui às 7 horas da manhã e em oração, quando for oito horas na manhã, há um grupo em New York e há um grupo em Londres às 9, e há um grupo no continente às 10, e há um grupo para baixo na África do Sul às 11, e há um grupo na India às 12, e há um grupo na Austrália à 1 e assim por diante, 24 horas em torno do relógio, há alguns dois ou mais reunidos juntos; não necessariamente em um quarto, mas reunidos junto ao menos em uma cidade engajada neste trabalho.

O objetivo dele é este: na medida em que você faz um trabalho de cura, você passa a ver muito claramente, como eu disse na última noite, que o pecado, e a doença, e a morte e a carência não têm nada a ver com nenhuma pessoa. 

Cada pessoa que tem pecado, doença, morte ou carência é apenas uma vítima. Ninguém é responsável pelos males que está sofrendo. Todos são vítimas. São vítimas dessa crença adâmica em dois poderes, o bem e o mal.

Porque se nós tivéssemos somente um poder, nós não teríamos ninguém sofrendo por coisa alguma. Nós não teríamos ninguém roubando coisa alguma. Nós não teríamos ninguém matando. Se houver somente um poder, não haverá nada a fazer na Terra exceto aprecíar a vida.

É somente quando há um poder dito do mal que nós começamos a tentar superá-lo, ou começamos a usá-lo com fins pessoais. 

Mas, se não houver nenhum poder do mal, então não há ninguém para usá-lo, nem há necessidade de uma vítima. 

Assim, quando você fizer um trabalho de cura, se você não estiver observando, se você se livrar do mundo, da emoção, ou do emocionalismo, de modo que você possa observar objetivamente o que está acontecendo, você verá logo que seus pacientes adultos não são mais responsáveis pelas suas doenças do que seus pequenos pacientes infantis. E você certamente não gostaria de responsabilizá-los por seus males.

Assim é que eventualmente você começa ver a natureza impessoal do mal, daquele que causa as diferentes formas do erro.

Mais cedo ou mais tarde, você começa compreender o que está escrito na página 13 do livro, “As Cartas”. Embora use o termo, Ciência Cristã, você pode aplicá-lo a qualquer fase da vida que queira.

É chegado a bora (alí diz), de fazermos um inventário de nós mesmos para vermos o quanto estamos distantes da ortodoxia. 

Na religião ortodoxa, você tem dois poderes. Todos os poderes do bem são atribuídos a Deus, todos os poderes do mal são atribuídos ao diabo ou satanás. 

Agora, você chegou na metafísica, mas será que você não transferiu aqueles poderes do bem de Deus para a mente divina, e os poderes do diabo ou satanás para a mente mortal? e será que você não sente que ainda tem um poder, e que este poder de Deus ou da mente divina irá superar ou destruir ou ajudá-lo a a se elevar? Ou seja, não substituímos o termo, e agora usamos mente mortal para o diabo ou o mal, ou satanás ou o erro?

Na maioria de casos, você verá que foi isso o que você fez. Isso é o que você verá que todos os metafísicos, quase todos os metafísicos, de todas as escolas, estão fazendo, eles estão usando o poder da mente divina sobre o erro, a mente divina para superar a mente mortal, o poder da mente divina, do amor, para superar o ódio. Puseram-no dessa maneira.

Ora, naturalmente que tudo isso é absurdo porque a revelação básica e original da metafísica é que a mente mortal não é um poder, ela é o total da soma de todo o erro, mas é nada.

No movimento da Ciência Cristã, esse ensino foi perdido ainda enquanto Mrs. Eddy estava entre nós, porque ela mesma se transformou numa vítima do medo. Transformou-se numa vítima da mente mortal. E, mesmo de seu leito de morte, enviou uma mensagem à Igreja Mãe, dizendo que seus inimigos a tinham matado, não a doença.

Que diferença faz se é a doença ou se são seus inimigos, uma vez que vão matá-lo? Uma vez que você está admitindo a existência do erro, você pode também chamá-lo de bom e velho diabo dos outros tempos. E é por essa razão que o movimento da Ciência Cristã não está fazendo tão boas curas como deveria fazer.

Não há nenhuma outra razão. Muitas pessoas responsabilizam o grupo de Diretores. Eu trabalhei com eles por 10 anos, vivi do outro lado da rua por dez anos, e eu posso dizer que são todos muito boa gente. São todos pessoas muito finas e muito sinceras e fazendo o melhor que sabem. E, certamente o melhor que pode ser feito com uma organização tão grande para controlar. Eles não devem ser responsabilizados.

O jornal Sentinel é responsabilizado às vezes, porque os artigos não são bons. E, certamente não são bons. O mundo ficaria bem melhor com 90% deles eliminados. Mas isso não os faz responsáveis, porque Ciência e Saúde ainda existe, e outros trabalhos ainda existem, e se um individuo quiser escavar a verdade, ele pode. Assim porque culpar o grupo de Diretores porque nós somos demasiado preguiçosos para estudar e descobrir quais são os princípios?

Eu devo dizer que o grupo de Diretores nunca limitou ou restringiu nossas atividades exceto numa coisa, que enquanto estivéssemos no Journal, não nos era permitido recomendar abertamente o uso de literatura não autorizada. Não nos restringiram a leitura desse material. Os diretores sabiam que nós usávamos a primeira edição (do C&S) como nosso livro texto principal. Os diretores sabiam que nós líamos outras literaturas.

De fato, certa vez um dos diretores enviou-me a New York para ter uma conversa com o Padre Divine. Sabiam o que nós fazíamos. Não eram cegos. Sabiam que todo praticista que estivesse fazendo um bom trabalho tinha descoberto algumas coisas. Não se opunham a isso. Opunham-se apenas a que confundíssemos nossos pacientes introduzindo-os a coisas que lhes trariam a confusão. Eles já se confundiam bastante sem que fosse preciso que nós colaborássemos com isso.

Não, a razão porque o trabalho do CS não está fazendo o que deve, é porque aceitaram outra vez dois poderes. Eles trabalham com uma mente divina e uma mente mortal e, no minuto em que parem com isso, eles farão um melhor trabalho de cura. No minuto em que pararem de dar tratamentos, e perceberem que você não pode lutar contra o erro, que você não necessita nenhum poder de Deus para superar isso que não tem nenhuma existência, exceto como uma imagem mental em seu próprio pensamento ou no pensamento universal; aí farão um bom trabalho de cura e eu espero que eles façam bons trabalhos com o uso que estão fazendo dos livros do IW e do uso cada vez maior que ainda irão fazer deles.

Agora vamos ver quando a Unity começou, eles fizeram uso de tudo que a CS tinha, exceto uma coisa, que era a natureza do erro. Eles não tinham que saber nada, qualquer coisa, sobre o erro, porque Deus era assim tão tudo, que não havia nenhum erro. Isso era completamente absurdo. E eles viveram para se dar conta disso. Tiveram que se reorganizar e se fazer uma organização religiosa com as vestes, púlpitos e hinos, velas e todas as coisas que pertencem à ortodoxia, Porque você tem que ter um substituto. Se você não cura, você tem que ter um substituto se você quiser permanecer no negócio.

Nós estamos enfrentando a mesma coisa.

Nós temos que curar, ou nós temos que sair do negócio ou nós temos que ter alguma maneira de enganar o público. Isso é tudo. Se nós não curamos, vamos sair do negócio. Nós não vamos nos engajar em qualquer coisa que nos leve de volta à ortodoxia.

Agora, se você alguma vez experimentar em seu trabalho de cura, que o pecado, o apetite falso, a doença, o desemprego, a carência, não têm nada a ver com a pessoa envolvida, isso tem a ver com a crença universal no bem e no mal, e um com Deus é maioria, um com a Verdade é maioria, conseqüentemente, a Verdade contemplada em minha consciência, se torna uma lei em seu corpo, ou seu negócio, ou sua arte, ou sua profissão, ou sua saúde, ou no quer que seja.

Um com Deus é maioria, a Verdade contemplada e mantida na consciência de Jesus Cristo curava seus pacientes. A Verdade mantida na sua consciência individual curou seus pacientes. Não adianta acreditar que um Deus fez a cura. Vocês todos devem ter ouvido aquela história de um praticista em Detroit que curou uma mulher com câncer; o marido veio expressar sua gratidão com um cheque para o praticista. O praticista disse: “Oh, não, não fui eu, foi Deus.” “Ah”, disse o marido, “então eu vou levar o cheque de volta e ver como faço para ele chegar nas mãos de Deus. Pensei que você a tinha curado.”

Vocês vêm que é tudo clichê, um monte de bobagem. É a consciência de um indivíduo que faz o trabalho. É a consciência de um indivíduo, a consciência imbuída da Verdade, uma consciência que descobriu o segredo de curar. E o segredo da cura é o UM PODER. 

O segredo da cura é a habilidade de tomar qualquer pretensão contra você, seja mental, moral, física ou financeira e juntar tudo como mente mortal, ou mente carnal e destituí-los.






Nenhum comentário:

Postar um comentário