terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

DA LEI PARA A GRAÇA - 1







A qualquer momento, não importa que seja aos nove, aos dezenove ou aos noventa -, nós podemos empreender o retorno à casa do Pai. 

Não nos esqueçamos, porém, que podemos voltar ao estado edênico e continuar sendo a mesma pessoa que éramos ontem, com todas as nossas virtudes e falhas humanas – vacilando constantemente entre o bem e o mal. 

Nossa virtudes humanas não garantirão nossa entrada do Éden mais que nossas falhas. Temos de largar a ambas, falhas e virtudes, e vestir o manto do Cristo, subindo para além da criação mental do segundo capítulo do Gênesis, que nos acorrentou à lei do bem e do mal.

“A lei foi dada por Moisés, mas a Graça e a Verdade vieram por Jesus, o Cristo.”

Por centenas de anos antes de Moisés, os hebreus viveram um estado de servidão, com pouca ou nenhuma oportunidade de progredir em educação, cultura, religião, artes ou ciências. E sob tais circunstancias não é de se admirar que vivessem com um senso moral pouco desenvolvido. Para esse povo, Moisés representou um modo de vida elevado, a espinha dorsal daquele que traria, mais tarde, os Dez Mandamentos.

Se tais mandamentos fossem observados, a pessoa seria considerada o melhor tipo de cidadão que se pudesse esperar, e, mais ainda, se observasse as leis da dieta e alguns outros poucos costumes, mereceria o titulo de Bom Hebreu. 

Se a lei fosse desobedecida, todo contraventor poderia esperar ser apedrejado ou excomungado. Pouca ou nenhuma ideia de amor estava incluída em tais ensinamentos. Eram ensinamentos estritamente sobre as leis éticas e morais. Um senso moral ou ético tão grande quanto deveria ser, contudo, é só um passo no caminho para a conscientização espiritual.

Enquanto alguém viver na estrita observância dos Dez Mandamentos poderá estar a “eons” de distância da vida espiritual, pois a verdadeira vida espiritual é vivida acima dos pares de opostos.

Quando veio Jesus, ensinou um novo modo de vida que não trazia a preocupação básica de trocar o sentido negativo da vida pelo positivo, mas o de elevar-se acima de ambos, positivo, para o plano espiritual. 

Não podemos esquecer que, como Mestre hebreu, dentro da igreja hebréia organizada, Jesus estava autorizado a falar e orar sobre as suas bases; nem podemos esquecer que aquilo que Ele pregava não era chamado de cristianismo, pois não havia cristianismo. 

Jesus não pregava para cristãos, que não existiam. Ele era um Mestre hebreu pregando para hebreus. Mas aí ocorreu um milagre. Esse homem Jesus recebeu uma iluminação que lhe trouxe um ensinamento religioso completamente novo, algo que até então era absolutamente desconhecido pelos hebreus. Com isso Ele foi muito além da lei cármica do Velho Testamento, por meio de seus ensinamentos sobre um Poder Único.

Ao ensinar tal revelação para homens e mulheres do seu tempo, os libertou de todo ritual e dogma; tão livres os fez que a igreja não o tolerou e nem aos seus ensinamentos. 

O que muitos homens, mulheres e doutores da lei do tempo de Jesus puderam sentir foi ódio e medo por um dos seus que virara de ponta-cabeça algumas das práticas mais tradicionais e mais queridas, como a exigência de se fazerem peregrinações anuais a Jerusalém, com o propósito de pagar tributos e como observância dos rituais.

O grande afastamento de Jesus dessas observâncias era uma crítica silenciosa e uma condenação daquilo em que eles haviam posto sua confiança por tanto tempo.

Jesus trouxe para a luz a verdade de que a bem-aventurança espiritual não tem relação alguma com a rígida observância de qualquer forma exterior, mas tem a ver com a Percepção Espiritual desenvolvida pelo indivíduo. 


Jesus pregou uma nova dimensão de vida, uma consciência maior que implicava a morte das velhas crenças. Explicou que o vinho novo não pode ser colocado nos odres velhos, isto é, que esse novo enfoque não poderia simplesmente ser acrescido ao velho modo de vida hebraico, mas que este deveria ser trocado pelo novo, uma vez que eram contraditórios. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário