domingo, 8 de janeiro de 2023

*Entregue-se a Deus*



Se você está olhando para Deus, querendo que Deus faça alguma coisa, tentando fazer Deus descer até você, você está “fechado para almoço” (placa que se põe nas lojas, para ausência temporária), e não está onde Deus está. 

Você deve se convencer de que Deus não recompensa o bem e que Deus não pune o mal. Qualquer recompensa ou punição vem de dentro de si mesmo, como é evidente por todas as pessoas boas do mundo que aparentemente estão sofrendo, e todas as pessoas ruins que aparentemente estão prosperando.

Você deve entender que a natureza de Deus não é um poder que conserte tudo o que está errado no mundo. É Poder, no sentido de que mantém a ordem e o equilíbrio no universo, mas não é poder, no sentido de que fará algo contra o mal.

Além disso, Deus não é algo que possa ser usado. O homem sempre tentou fazer de Deus um servo: “querido Deus, cuide do meu aluguel no mês que vem”; “querido Deus, faça meu aparelho digestivo funcionar”; “querido Deus, proteja meu filho”. 

Deus é visto como um servo fazendo a vontade do homem. Mas não existe tal Deus! 

Você não pode fazer Deus atender a sua vontade. 

Você não pode influenciar a Deus: não por orar, não por ser bom, não por jejuar, não pelo dízimo. 

Você não pode influenciar a Deus, e a menos que você possa ver isso, você não está chegando perto da Experiência. 

Uma vez, no entanto, que você chega à conclusão de que “não posso influenciar Deus; eu não posso fazer com que Deus faça a minha vontade”, você pode se estabelecer em paz e sossego, e dizer: “bem, Deus, talvez você possa me influenciar”. Isso seria uma reviravolta!

Então você entenderá o que os místicos querem dizer quando escrevem que você deve se entregar a Deus, que deve se render a Deus, e por que Jesus disse: “Todavia, não seja feita a minha vontade, mas a tua” (Lucas 22:42). 

É tolice ter vontade própria, até vontade de ver seus amigos curados, até vontade de ver a paz na terra. 

Não tenha absolutamente nenhuma vontade, mas recolha-se dentro de si quantas vezes por dia puder, e encontrar um minuto para recordar: “Não obstante, Pai, não a minha vontade, mas a Tua seja feita na terra como no céu”. 

Relaxe e descanse, e seja um observador do que é a Vontade de Deus. Poderia até incluir a Paz na Terra, se você pudesse deixar que a Vontade de Deus tomasse lugar, em vez de tratá-lo como se ele fosse algum tipo de servo para você comandar.


*Joel Goldsmith*

Um comentário:

  1. Boa tarde
    Com o desejo de um bom ano para todos.
    É uma questão técnica.
    Só para informar que nos últimos textos as palavras do texto aparecem bastante maiores que dantes. Poderá ser do meu telemóvel mas também não é grave.
    Muita paz e saúde

    ResponderExcluir