Essa Consciência Espiritual Iluminada revela que não precisamos de nada um do outro, porque “todas as coisas que o Pai tem são minhas”.
As nações do mundo concordarão de coração que esta é uma teoria bela, idealista e que deixa muito a desejar, mas nem por um momento eles acreditarão que seja prática.
A praticidade do ensinamento de Cristo jamais será conhecida, compreendida, ou demonstrada pelo homem cuja respiração está em suas narinas, porque, para ele, a única coisa que importa é que há uma certa quantia de dinheiro a ser conquistada, uma certa segurança e proteção a serem mantidas, um certo prazer a ser desfrutado, e seu único interesse está em como ele deve obter sua parte nisso.
A Consciência Espiritual não pode penetrar nessa densidade do sentido material. É por isso que muitas pessoas não conseguem compreender. Elas estão tão absortas em satisfazer as ambições e os prazeres da humanidade que não existe espaço para a Consciência Espiritual, até que, por vezes, elas se encontrem tão mergulhadas em problemas que o próprio desespero da situação as obriguem a desistir do fraudulento sentido material e se abrirem para Deus.
Jesus ensinou que não devemos ser como as nações do mundo, buscando o que nós comeremos e beberemos, ou como nos vestiremos; mas que nós, seus discípulos e estudantes, devemos buscar o Reino de Deus. Ele vai ainda mais longe: “vendei o que tendes, e dai esmolas. Fazei para vós bolsas que não se envelheçam; tesouro nos céus que nunca se acabem, aonde não chega ladrão e a traça não rói. Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração”.
É inútil tentar dizer a um mundo incrédulo para não se importar com sua vida, que tudo o que ele deve fazer para ser próspero é... dar.
Para o mundo, como alguém pode viver, exceto pelo trabalho duro, planejamento elaborado e esquemas inteligentes? Como se pode prosperar ou acumular riquezas compartilhando e distribuindo? Só se torna rico tomando e adquirindo!
No entanto, é verdade - experimenta-se prosperidade e abundância em proporção à sua doação. Tais verdades são loucura e sem sentido para as nações materialistas, porque eles não compreendem as coisas de Deus.
No entanto, as coisas de Deus podem ser demonstradas por indivíduos que percebem a natureza da Verdade Espiritual. “Não considerastes, nem compreendestes ainda? ...Tendo olhos, não vedes? e tendo ouvidos, não ouvis? e não vos lembrais?”
Somente aqueles indivíduos de visão espiritual que, ao se elevarem acima das limitações da humanidade, decidiram colocar seus pés no caminho espiritual podem reconhecer esta Verdade, praticá-la e, finalmente, demonstrá-la.
O mundo deve ser despertado de seu sentido material, e quem, além do espiritualmente iluminado, pode despertá-lo?
Nenhum outro pode fazer isso. Até agora, ninguém nunca reivindicou esse poder, e é duvidoso que alguém o faça, mas mesmo um indivíduo com algum grau de Consciência Espiritual pode realizar grandes coisas.
No entanto, o despertar não pode vir através do intelecto, nem pregando e repetindo o que foi aprendido de livros, mas através da Iluminação Espiritual e através daqueles homens e mulheres iluminados que mostram, pelo seu fruto, a maior medida de harmonia que é gerada em sua experiência.
Com o tempo, o mundo virá a desejar o que eles têm, mesmo se, a princípio, são apenas os pães e os peixes.
A maioria de nós não chegou a um estudo espiritual buscando cura, suprimento e companheirismo? Mas depois de obter algumas dessas coisas, nós não achamos que elas falharam em preencher nossas expectativas, e que eles não eram o que nós queríamos, afinal de contas? Foi então que percebemos que o que realmente estávamos procurando era a Causa, e não o efeito!
Os espiritualmente iluminados são aqueles indivíduos que não mais buscam um efeito chamado cura, provisão ou companheirismo, mas que estão buscando a realização de sua União com Deus, seguros no conhecimento de que o Filho de Deus, o Cristo, é o herdeiro de todos as riquezas celestes.
Aqueles que serão instrumentos para o despertar do mundo saberão ensinar que não se procura o Reino de Deus para fins físicos, mentais, morais ou financeiros, mas busca-se somente a experiência de Deus.
Na verdade, nada é tão prático quanto a Sabedoria Espiritual. Quando você esquece o objeto que você está buscando, você descobre que é acrescentado da abundância; mas primeiro deve vir a fé transcendental e convicção interior que permitem desistir da busca de saúde, riqueza e harmonia por si mesmos, mas recebê-los e apreciá-las apenas como aquelas coisas que estão incluídas na conquista da Consciência Espiritual.
*Joel Goldsmith*
Nenhum comentário:
Postar um comentário