É importante para os alunos do Caminho Infinito compreender o significado da palavra "fé". Eles podem fazer isso se omitirem a palavra "em" após a palavra "fé".
A palavra “fé” tornou-se pervertida quando se tornou fé em algo ou alguém, até mesmo em Deus. Não pode haver fé em ninguém ou em nada, em qualquer conceito ou ideia.
A única fé real que existe é a fé que confia em Deus para administrar Seu universo, sem qualquer ajuda do homem. Eu Sou não precisa de fé porque Eu Sou se mantém e, portanto, não precisa de ajuda.
Ter fé em qualquer coisa externa - uma pessoa ou coisa, uma ideia ou conceito - é apenas o oposto de ter medo de bombas, germes ou clima.
Não deve haver fé em nada ou ninguém, assim como não deve haver medo de nada ou de ninguém.
Então você pode descansar na segurança de somente “ser”.
No momento em que você tem fé em uma coisa ou pensamento, uma ideia ou um conceito, você construiu uma imagem esculpida e, então, deve se curvar e adorá-la.
Quando você fala sobre fé, não deve ser fé.
No início, esse tipo de fé exige um certo grau de coragem, porque significa que enquanto houver qualquer aparência negativa ou maligna, você deve aprender a não temê-la e não querer ajuda contra ela.
Quando você pede ajuda, a ajuda que você está pedindo deve ser ajuda para ter a coragem de ignorar as aparências, embora reconheça que há aparências.
Se você está pedindo ajuda para se livrar da aparência, você está no sonho humano.
A capacidade de afastar o medo está em proporção direta com a sua fé, uma fé sem a palavra "em". Esta é uma ideia difícil de dar ou receber, e você não pode recebê-la enquanto tentar entendê-la, porque a mente não consegue captar o intangível.
Em _“A Nuvem do Desconhecimento”_, escrito no século XIV, o autor se refere a esse estado de Consciência em que você nada sabe. Sua mente não é um vácuo, mas está em repouso. É apenas um “desconhecimento” e um descanso sem palavras e sem pensamentos.
Quando você pode descansar nesta comunhão interior sem palavras e sem pensamentos, você alcançou _"a nuvem do desconhecimento_".
Você então permanece em Deus; você se comunica com o Espírito Interior; você é Um com os santos e sábios de todos os tempos.
O Mestre quis dizer isso quando disse: “permaneça em Mim” - não permaneça em Jesus como uma pessoa, mas na Consciência de Cristo. A única maneira pela qual você pode permanecer na Consciência de Cristo é permanecer sem palavras ou pensamentos, sem fé em nada, ou medo de qualquer coisa. Descanse no Ser, apenas no Ser.
Deus é Ser, o seu Ser, mas no minuto em que você pensa pensamentos ou fala palavras, a menos que as palavras sejam derramadas em você, ao invés de pensadas por você, você tem Deus e você. Os pensamentos de Deus não são seus pensamentos.
Portanto, para receber os pensamentos de Deus, você deve parar de pensar.
Os Caminhos de Deus não são os seus, e você nunca conhecerá os Seus Caminhos enquanto estiver tentando seguir os seus próprios. Permaneça na Consciência de Cristo, sua Consciência. Descanse em receptividade.
O mundo tem sido enganado pela crença de que existe um Deus em algum lugar que pode receber oração, um Deus a quem você pode pedir para fazer algo por você ou por alguém, ou um Deus que o recompensará. Este é um engano do qual todos nós temos sofrido. Você verá como a transição é difícil quando se sentar para um momento de paz e perceber: “eu tenho fé”, e então ter que se interromper ali mesmo. Fé? Fé em quê? Em quem? Por que razão? E você tem que se recusar a responder. Não pode haver fé em ninguém ou em nada, apenas fé em que o Ser está sendo (talvez seja útil saber que fé – fides – tem a mesma raiz etimológica que confiança e fidelidade – nota do tradutor. G. S.).
Você pode saber positivamente quando não está orando. Quando você tem algum pensamento sobre este mundo em sua mente, então você não está orando.
Mas quando você pode abandonar toda preocupação por este mundo e permanecer sem palavras ou pensamentos em sua Consciência Interior, você está em oração e em comunhão com a Fonte do Ser. Isso tira Deus da sua mente e o obriga a abandonar os ídolos, os ídolos que os homens formaram para si e chamaram de Deus.
Em Isaías, há passagens que alertam as pessoas a não ter fé em carros, cavalos e soldados. Vinte e cinco séculos depois, nossa fé não está mais neles, mas em aviões e bombas.
Em outras palavras, acabamos de transferir a fé de uma coisa para outra, em vez de permanecer na fé pura - sem fé em (algo), sem medo de (algo) e sem (precisar de) liberdade de (algo).
Quando surge a tentação de acreditar em dois poderes, você tem que negar o mal e o bem para permanecer na fé.
Não há bem nem mal. Existe apenas o Eu que eu sou, sem qualidades, e a única quantidade é o infinito. As aparências são errôneas, sejam boas ou más, porque a Única Realidade é o Eu que eu sou.
Isso elimina um tempo futuro, e quando você não está vivendo no passado nem no futuro, está vivendo em e como o Eu, como aquele Eu que eu sou.
Esperança, expectativa e o que o mundo chama de fé: tudo isso tem a ver com um tempo futuro. Mas Deus não tem como operar exceto agora, um agora contínuo. _
Agora_ é o único momento que existe, e isso tira de nós o falso senso de fé de que Deus vai pagar o nosso aluguel, ou qualquer outra necessidade no primeiro dia do mês, e nos ajuda a
perceber que Deus não opera no futuro. Ele tira um falso senso de expectativa e um falso senso de fé.
O Eu Onipresente é uma experiência contínua, não uma que começa amanhã. Se a fé tem a ver com qualquer coisa além deste momento, não é fé de forma alguma.
Você pode dizer que não terá frutas em suas árvores frutíferas até o próximo mês. Mas, se a Lei não estiver operando em suas árvores agora, nunca haverá frutos. É apenas a operação do agora que traz frutos em sua estação. É o que está acontecendo na árvore agora que determina o fruto que estará na árvore mais tarde.
Portanto, o que está acontecendo em sua Consciência agora determina os frutos em seu corpo, em sua carteira, em sua família, em sua vida - na próxima semana, no próximo mês, no próximo ano.
À medida que você eleva esse Eu em você e permanece nesse Eu, descanse e relaxe nele, e você está permanecendo em sua Consciência.
A natureza do Eu é a Consciência, e essa Consciência é a Substância de todas as atividades de sua vida diária. É a Substância e a Atividade de sua saúde, seu suprimento e sua casa.
Repousar em sua Consciência, sem palavras ou pensamentos, sem medos ou esperanças, é a conquista da fé - apenas por ser , serenamente ser.
*Joel Goldsmith*