sábado, 20 de fevereiro de 2021

*Uma Nova Abordagem para o Perdão*


 
Se há uma pessoa perturbadora em nossa experiência, nosso trabalho é ficar ocupado. Ocupar-se onde? Com ele? 

Não, não sobre ele porque não existe tal "ele". 

O único "ele" que existe, é o filho de Deus. 

Temos que mudar o filho de Deus, corrigir seu temperamento, ou torná-lo mais generoso ou menos avarento? 

Temos que fazer alguma coisa com ele? Ou temos que corrigir a sugestão dentro de nós mesmos, reconhecendo a natureza impessoal de qualquer característica que esteja aparecendo como pessoa? 

O que temos que fazer é trabalhar sobre nós mesmos e continuar esse trabalho até vermos que não poderia haver nenhuma pessoa como aquela que estamos aceitando em nossa consciência. 

Quando percebemos isso, somos livres, não tentando mudar outra pessoa, nem mesmo tentando fazer as pazes com ela, mas fazendo as pazes com nosso Eu, e nosso Eu é ele ou ela. 

 

Esta lição é uma das lições mais difíceis de aprender. 

Quantas vezes já ouvimos alguém dizer: "Mas você não entende o que essa pessoa me fez"! 

Quando eu explico este Princípio a um aluno, esta é a resposta que geralmente recebo: "Mas você não entende!" 

Mas eu entendo. Sei como é difícil praticar o Princípio. Sei o tempo e o esforço que tive que trabalhar com ele. Sei o quanto um estudante terá que trabalhar duro, mas também sei o quanto esse trabalho é gratificante.    

No início de minha experiência no Caminho Infinito, uma grave injustiça foi feita a mim. Isso me deixou com muita raiva, cheia de ressentimento e com sentimentos que certamente eram tudo menos sentimentos de amor e perdão. 

Entretanto, eu sabia que o perdão não poderia ser apenas uma palavra em minha mente. 

Eu sabia que tinha que vivê-lo, mas ao mesmo tempo sabia que, com toda honestidade, não podia amar e que era impossível para mim perdoar.    

Lembrei-me de que Joel Goldsmith havia me dito certa vez como ele estava diante de uma situação em que simplesmente não conseguia encontrar em seu coração o perdão ou o amor. 

Mas ele estava disposto a liberá-lo para Deus e deixar Deus o amar através dele. "Isso é ótimo", pensei, "mas não sou Joel". Eu não quero que Deus perdoe esta pessoa. Eu não quero que ela seja perdoada".   

 

Esta situação gerou em mim um grave conflito interno. 

Por fim, depois de muitos dias de luta comigo mesma, veio a resolução do conflito com estas palavras: "Suponha que esta pessoa me pedisse ajuda espiritual...". 

Suponha que ela estivesse em uma dor intensa, possivelmente morrendo, e dissesse: "Lorraine, você poderia dar-me alguma ajuda? O que eu deveria fazer?" Sim, o que eu faria?   

Claro que havia apenas uma coisa que eu deveria ou poderia fazer: ajudá-la. Por isso, sempre que eu pensava nessa pessoa, eu a via como um chamado dela em busca de ajuda espiritual. 

Cada vez que ela entrava em minha mente eu respondia como se ela tivesse realmente me chamado para pedir ajuda. 

Em vez de pensar no que realmente pensava sobre ela, o que era tudo menos elogioso, eu me lembrava que Deus constitui um ser individual e que somente as qualidades e capacidades de Deus podem ser expressas através e como um indivíduo.    

Não uma vez por dia, mas até quarenta vezes por dia e ainda mais, tantas vezes quanto o pensamento dela me incomodava e me corroía a consciência, eu me apegava à sua identidade espiritual. Reconhecia sua Cristandade. Repetidamente, quantas vezes, nunca pude contar, eu percebia que Deus constitui o ser individual. Isso não foi fácil. Foi mais difícil, mais difícil do que qualquer um jamais poderia imaginar.  

Uma estudante protestou quando eu tentei ensiná-la que o Cristo está em todos: "Bem, eu não acho que o Cristo tenha um julgamento muito bom". 

E certamente senti, às vezes, que poderia concordar com ela. 

Portanto, era uma disciplina não me permitir pensar o que realmente pensava sobre a pessoa e a situação, mas lembrava que Deus constitui o ser individual e que somente as qualidades de Deus podem se manifestar como qualquer indivíduo. 

O Princípio nem sempre vinha nessas palavras, mas essa era a essência do Princípio. 

O valor da prática era que ela me afastava de pensar os pensamentos críticos que queria pensar. E como eu queria pensar neles! Como ansiava por me deleitar com o luxo da condenação, do ódio e do julgamento! Mas me forcei a continuar sabendo que Deus constitui o ser individual.    

Após semanas de prática contínua, não foram quarenta vezes ao dia que este homem veio à minha mente, mas com menos frequência, e após alguns meses minha mente estava cada vez menos cheia de ressentimento, raiva e condenação. 

Às vezes, passava um dia inteiro quando ele nunca entrava em minha mente. Mas houve momentos depois que pensei que o problema tinha sido completamente resolvido, quando aparecia novamente. 

Assim, ele continuou, não por um dia, não por uma semana, não por um mês, mas inacreditavelmente por dois anos sólidos. 

Perto do final do segundo ano, só raramente tive um pensamento perturbador sobre a pessoa, mesmo tendo a oportunidade de vê-la com frequência. Finalmente, chegou o dia em que não houve reação, nenhuma.  

Desde aquele tempo, há muito tempo atrás, houve muitas pessoas que me pediram e receberam ajuda espiritual, mas nunca em todos os anos seguintes eu dei tanta ajuda espiritual a qualquer pessoa como foi dada a essa pessoa. Nunca fui tão instantânea na época e tão persistente. 

Por tudo que é bom e santo, ele deveria ter sido capaz de caminhar no Lago Michigan no auge da estação do verão. E que efeito toda esta ajuda teve sobre ele? Será que ele mudou? Eu gostaria de poder dizer que essa mentira mudou, mas ele não mudou, nem um pouco. 

 

Um erro que alguns de nós que trabalham espiritualmente cometemos é acreditar que se, através da meditação, formos elevados o suficiente em consciência, haverá uma mudança em alguém. 


Quando não há mudança, podemos nos sentir desapontados e derrotados e pensar que nossas meditações foram inúteis. 

Não, no que diz respeito a este homem, nada aconteceu. Mas algo aconteceu, e o que aconteceu foi ainda melhor para mim do que se ele tivesse mudado: eu mudei! 

De toda a experiência surgiu uma nova liberdade e uma forma de atividade totalmente diferente. Fui tirada de uma situação e empurrada para o que viria a ser meu trabalho de vida, tudo porque não conseguia perdoar uma pessoa, mas sabia que tinha que perdoar.   

 

Que todo aquele que esteja trabalhando em um problema pessoal se anime ao não ver nenhuma mudança em resultado de seu trabalho. 

Mudar as pessoas não é nosso negócio. Não há ninguém para ser mudado. 

A única mudança a ser feita está em nosso conceito do que vemos. 

Todo o trabalho que fazemos tem que estar sobre nós mesmos, e no minuto em que estendemos a mão para curar uma pessoa, estamos fora do alcance da luz. 

Se aceitamos um falso conceito, ou seja, se aceitamos algo menos do que o filho de Deus, então o falso conceito em nós deve ser corrigido, e somos nós que temos que nos tornar livres. 

O verdadeiro perdão é saber que não há ninguém para perdoar. 

Se pensamos que existe, nós mesmos não capturamos o significado de perdão. 

Ninguém pode nos ferir ou prejudicar quando sabemos que Deus é a Única Presença e o Único Poder. Estabelecidos nessa verdade, estamos cientes de que ninguém precisa de perdão. 

Se está difícil perdoar uma pessoa, podemos meditar por ela: Que esta pessoa conheça a sua verdadeira identidade e a Fonte de sua vida. Como filho de Deus, ele é possuidor de todas as qualidades de Deus e somente as qualidades de Deus. 

 "Ame seus inimigos... ore por aqueles que maltratam e usam você". Se pudéssemos começar não tentando amar nossos chamados inimigos, mas começando por orar por eles sabendo que eles são Deus aparecendo e que Deus está sendo expresso como sua consciência, então o amor fluiria de nós sem esforço. 

Se é difícil para nós amar alguma pessoa em particular, esqueçamos de amá-la. Em vez disso, começamos a dar-lhe ajuda espiritual, meditando por ela, abandonando o conceito dela como pessoa, e sabendo que como Deus é a Única Presença, Deus é a Presença dessa mesma pessoa e não há nada além de Deus. Se pudéssemos fazer isso cerca de vinte vezes por dia durante uma semana, um mês ou um ano, estaríamos tão cheios de amor pela pessoa que não teríamos sequer que tentar amá-la: o amor estaria transbordando. 

 

LORRAINE SINKLER

Nenhum comentário:

Postar um comentário