terça-feira, 12 de novembro de 2024

Amando o Cristo do Ser Individual*




Há algo a temer quando começamos a reconhecer que Cristo vive um no outro, que Cristo vive tanto em nosso inimigo quanto em nosso amigo, que Cristo vive no mundo animal, no mundo vegetal e no mineral? Não podemos temer o Cristo em ninguém, e quando reconhecemos o Cristo em uma pessoa, perdemos o medo dela, e começamos a amar ao próximo como a nós mesmos. 

Quem pode amar o próximo, ou seja, o mundo inteiro de homens e mulheres, a não ser amando o Cristo neles? Certamente, não podemos amar suas qualidades humanas, a maioria delas; não podemos amar algumas das qualidades de muitos daqueles que ocupam posições de responsabilidade nos governos do mundo. Existe apenas uma maneira de amá-los como a nós mesmos, e é lembrar do Cristo neles e amá-lo, e não amar sua iniquidade humana, não amar sua incapacidade humana, mas amar o Cristo neles, reconhecer que eles têm o mesmo Cristo habitando neles como nós.

Eventualmente, é assim que vamos trazer a paz ao mundo. Devemos parar de ver homens e mulheres como maus e lembrar que o mal que eles mostram é apenas um sentido ilusório, porque dentro deles está o mesmo Cristo que está dentro de nós. 

“Deus não faz acepção de pessoas”. Deus não deixou o Cristo fora da mulher apanhada em adultério, não deixou o Cristo fora do ladrão na cruz. Tenha certeza de que Ele não deixou o Cristo fora de ninguém, em nenhum lugar, a qualquer momento. Mas Cristo só se manifesta quando o percebemos.

Podemos encontrar isso em nossa experiência com animais. Enquanto os considerarmos simplesmente como cães e gatos, eles serão cães e gatos. No momento em que começamos a ver que há uma influência espiritual neles, a mesma que existe no mundo humano, apenas em um nível diferente, eles começarão a mostrar suas qualidades divinas. Mas temos que trazer isso neles. Temos que reconhecer que no meio deles também está plantado o Espírito, porque se há apenas Uma Vida, todo animal estará vivendo a Vida de Deus em um nível diferente de consciência.



*- Joel Goldsmith*

domingo, 10 de novembro de 2024

*Prática Necessária para Ver Através das Aparências*








Isso inicia um programa de treinamento, porque, como observamos aqui, as aparências do mal ainda estão por aí; o jornal está cheio delas. Portanto, é necessário tomar uma posição firme, dentro de nós mesmos, e percebermos: Agora aprendi que não devo mais temer as aparências, não desejo mais mudar as aparências. Agora devo apenas me sentar e me alegrar. Deus, Espírito, é Onipresença, e não há nada aqui a ser mudado, a ser removido, a ser curado, a ser reformado. Aqui está apenas um mundo de aparências, às vezes boas e às vezes ruins, mas posso ignorar as duas, porque sei que o Reino de Deus está dentro de mim, e o Reino de Deus é Espírito, o Reino de Deus é a Vida Eterna.


O Mestre disse: “Minha Paz vos dou: não como o mundo a dá”. Portanto, não estou olhando aqui para este mundo das aparências para obter paz. Não estou olhando aqui para mudar as aparências e conseguir minha paz. Eu deixei Minha Paz se desdobrar de dentro do meu próprio Ser, e isso muda meu mundo aqui fora.

Se ainda estamos buscando o nosso bem aqui no mundo, não estamos prontos para o Reino de Deus, porque “Meu Reino não é deste mundo”. 

A Paz de Cristo não é a paz deste mundo. Se estamos procurando ter nosso Reino e nossa Paz dados a nós por alguma mudança de circunstâncias aqui, estamos errados espiritualmente. Humanamente, está perfeitamente bem; espiritualmente, está tudo errado. Espiritualmente, sentamos para ouvir uma transmissão interna: “Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que tenho é teu”, tudo o que tenho. Tudo o que o Reino Espiritual tem é teu. Tu és o Filho de Deus, herdeiro de Deus. Teu bem vem por herança - não por força, não por poder, não por sangue, suor e lágrimas, mas como um dom de Deus, como uma herança de Deus. 

“Eu e meu Pai Somos Um”, e é por causa dessa relação de Unidade que nosso bem flui de dentro. Então, quando abrimos os olhos e ainda vemos más aparências por aqui, nos voltamos novamente para dentro: Não posso temer, acreditar ou aceitar aparências. Agora eu sei que, ao ver essas aparências, estou vendo apenas “através de um vidro embaçado”. Para ver face a face, devo me voltar para dentro e reconhecer que o Reino de Deus é um Reino Espiritual, um Reino de Totalidade, de Perfeição.


*- Joel Goldsmith*