sábado, 19 de outubro de 2024

Jesus Não Fundou Nenhuma Igreja

 



Jesus não fundou igreja alguma. Pregava nas sinagogas dos hebreus e pelos caminhos em que passava. Ensinava com base no Antigo Testamento, corrigindo, contudo, muitas crenças religiosas errôneas da época, procurando tornar aquelas sinagogas menos mercenárias. Não estava de acordo com o costume hebreu de criar doutrina, credo e cerimonial de importância. Não acreditava em suas preces de longa duração, em sacrifício de animais, etc., mas acreditava em adorar um único Deus, sem quaisquer ídolos, lembrando que “eu, de mim mesmo, nada faço” …”mas o Pai, que em mim está, faz as obras”.

Não acreditava no antigo Deus Jeová que, sentado numa nuvem, tinha enorme barba e vestimenta branca. Jesus ensinava que “o reino de Deus está dentro de vós”. Não fundou uma nova igreja, mas adicionou compreensão e amor à religião que já conhecia, e isto foi a fundação da Igreja Cristã.

Enquanto no Antigo Testamento era ensinado “olho por olho”, a nova igreja dizia: “ame seus inimigos”, “perdoe a todos até setenta vezes sete vezes”. 

Os hebreus acreditavam num Deus que recompensava o bem e punia o mal; a nova colocação dizia: “Nem eu, também, te condeno: vá e não peques mais”. Para expressar este pensamento com mais inteireza, foi dito: “A lei foi dada por Moisés, mas a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo”.

Torna-se importante “concordarmos em discordar” das igrejas de até agora, sejam quais forem.

Nós temos deixado o Deus pessoal de todas as igrejas para aceitarmos como nosso Deus a Verdade, o Princípio, a Mente impessoais. 

Temos deixado o antigo conceito de prece (que ora a Deus por saúde, riqueza, etc) para adotarmos o conceito mais elevado: “A verdadeira oração não é pedir amor a Deus; é aprender a amar e a incluir o gênero humano numa só afeição. Oração é a utilização do amor com o qual Ele nos ama. Faz descobertas novas e científicas de Deus, de sua bondade e poder. Ela nos mostra mais claramente do que antes víamos, o que já temos e o que somos; e, mais do que tudo, nos mostra o que Deus é. Progredindo nessa luz, nós a refletimos; e esta luz revela as puras imagens da Mente em oração silenciosa, assim como a fotografia revela a luz solar para retratar a face de um pensamento agradável”.

Nós também abandonamos o antigo conceito do homem como mortal, às vezes bom e às vezes mau, ocasionalmente saudável e na maior parte das vezes enfermo. Nós reconhecemos somente o homem espiritual, a manifestação do ser divino; a eterna expressão da Vida, livre e incorpórea.



*JOEL GOLDSMITH

terça-feira, 8 de outubro de 2024

*ELEIÇÕES - POR JOEL GOLDSMITH*





A cada quatro anos, quando a atenção nos Estados Unidos é focada na seleção do Presidente e Vice-Presidente dos Estados Unidos, os alunos do Caminho Infinito são lembrados de quão importante é perceber que "o governo está sobre Seus ombros". 

Os "dez" homens justos, aqueles que conhecem essa Verdade, podem desempenhar um papel significativo na realização do governo de Deus "na Terra como no Céu".

Uma eleição é uma oportunidade para os cidadãos exercerem seu direito de voto e votarem nos candidatos de sua escolha. 

Para votar de forma inteligente e cumprir sua responsabilidade como cidadão, todo eleitor deve estar completamente familiarizado com as questões e saber como cada candidato se posiciona sobre essas questões, não apenas em termos do que ele diz, mas em termos de seu histórico. Essa é uma responsabilidade de um cidadão informado, e os alunos do Caminho Infinito devem se enquadrar nessa categoria.

Além disso, e ainda mais importante, está na meditação ou o trabalho espiritual em que cada aluno se empenha para que os cidadãos não sejam influenciados pela mente carnal e pelas atividades emocionais promocionais altamente carregadas, características de uma típica campanha presidencial. 

Cada aluno deve perceber que a mente humana universal, com seu desejo de poder, ganância e busca própria, não é poder na Presença Realizada de Deus; que esta eleição, como uma atividade para a preservação da Liberdade, está ocorrendo dentro da Consciência Única, que é Inteligência e Amor; e que apenas Eu voto, Eu que Sou a Consciência Divina Individualizada. Eu Sou guiado por uma Sabedoria além da compreensão humana que é, portanto, infalível em seu julgamento.


*Nosso Privilégio e Dever*

No momento, nada é mais importante para os estudantes do Caminho Infinito do que a oração diária sobre o assunto das relações internacionais. Nossos estudantes não podem ser republicanos, democratas, socialistas ou comunistas. Estamos funcionando espiritualmente, e nossa percepção é de que todo governo está sobre Seus ombros - nunca à mercê do homem. 

Nossa percepção diária é de que a mente carnal é impessoal, e não tem pessoa através da qual possa atuar como instrumento ou meio desta ação. 

Deus constitui o governo na Terra como no Céu, e a crença em dois poderes é anulada, quando entendemos que sua operação é desprovida de Vida ou Lei Espiritual.


*Votação com Sabedoria*

Que ninguém se encontre em condenação em sua Consciência. Isso não significa que você não tem opiniões. Talvez você esteja mais firmemente estabelecido em sua opinião se tiver Sabedoria Espiritual do que seria o caso. Isso não significa ser tolo e dizer: “que diferença faz quem governa nosso país ou que tipo de parlamento ou congresso temos?” ou “deixe alguém entrar lá porque é espiritual”. Isso é realmente estupidez. ... 

Se tivermos a Consciência da Verdadeira Identidade do homem, será apontado para nós quem chega mais perto de abordar isso... Assim, somos guiados a votar no candidato certo, no partido certo a qualquer momento”.


JOEL GOLDSMITH

sábado, 5 de outubro de 2024

“Eu Vim”

 








Se disser que Deus é onisciência, onipotência e onipresença, ou que Jesus é onisciência, onipotência e onipresença, não fará nenhuma diferença, pois estará considerando Deus e Jesus separadamente do “Eu” que você é.

Quando considerar que “Eu o Pai somos um”, sabendo que este “Eu” é onisciência, onipotência, onipresença, você, nesta UNIDADE, será infinito. Nesta UNIDADE, o “Eu” de seu Ser será imortalidade. E poderá verificar a diferença que se fará notar em sua vida diária.

A cada reconhecimento do “Eu”, você estará demonstrando a presença de Deus. 

Feche os olhos; volte-se internamente em atitude de “escuta”: Deus Se revelará. Deus revelará Sua Presença em seu âmago; mas será você quem Lhe deverá abrir caminho; terá de esvaziar recipientes já cheios; terá de entrar no silêncio sem quaisquer conceitos.

Pensar que Jesus, ou algum místico, “falava de si mesmo”, ao revelar o “Eu”, é enorme erro. 

Quando o Mestre disse “Eu”, referia-se àquele “Eu” que está em seu Centro, o que dava sentido a uma das maiores passagens das Escrituras: “Eu vim para que tenham vida, e que a tenham com abundância”. Se você lembrar que esta passagem está se referindo ao “Eu” que está em seu Centro, nunca mais temerá por sua vida, por seu suprimento, por sua felicidade ou por sua segurança. 

Para este “Eu”, em seu interior, é que você deverá olhar, e para nenhum outro. 

Deixe o divino “Eu” viver sua vida, vivendo conscientemente no “Eu” de seu próprio íntimo, no “Eu” que você declara ter vindo para que você tenha vida infinita, abundante e eternamente.




JOEL GOLDSMITH