Quando você chega ao ponto em que realmente sente a verdade disso, sente a Presença de Deus no ar, em seu corpo, em seus negócios, em sua casa, em seu concorrente ou no inimigo do outro lado do mar, ou do outro lado da rua; quando você começa a perceber isso, você está pronto para o próximo passo, que todos devem dar antes que a Iluminação possa chegar, e essa é a percepção de que, uma vez que o Reino de Deus está dentro de você, deve ser permitido fluir de você. Ele não pode vir até você, e você deve, em algum estágio de seu desenvolvimento, parar de procurar que ele venha até você.
Uma ilustração disso pode ser encontrada na área do companheirismo. Muitas, muitas pessoas estão buscando companhia, mas quando chegam a mim com esse problema, pedindo uma demonstração de companheirismo, minha resposta sempre é: "não adianta, porque eu sei que você não quer companhia. Se eu pudesse te mostrar como alcançá-la, você recusaria.
O que você quer é um companheiro, e provavelmente ele tem que ter um metro e noventa e dois, e pesar 90 quilos, ter belos olhos azuis. Você tem tudo decidido antecipadamente. Mas companheirismo mesmo, você não quer”. Ninguém que me pediu uma demonstração de companheirismo - ninguém que eu conheço realmente quis. Eles apenas queriam um companheiro, e eu não posso conseguir isso por ninguém.
É tão simples ter companhia. Tudo que requer é que você seja companheiro. Isso é tudo!
Uma vez que você se torne um companheiro, uma vez que você encontre algo ou alguém para acompanhá-lo, nem tem que ser um ser humano a princípio, ou um membro do sexo oposto, ou um estranho que você tenha companhia. Você pode começar a encontrar companhia em alguns membros da sua própria família, ou nos pássaros que vêm para o seu gramado, ou nas estrelas.
O ponto é que a companhia é uma partilha de si mesmo. É isso que constitui companheirismo, a partilha de si mesmo. Poderia estar no nível de vizinhança; poderia ser no nível de simpatia; poderia ser no nível do marido, esposa, irmão ou irmã; mas companheirismo significa uma partilha de si mesmo com outra pessoa.
O companheirismo está sempre disponível para você, porque está dentro de você: é o Dom de Deus, e você é aquele que determina se vai mantê-lo trancado dentro de você, ou se vai deixá-lo solto e ser um companheiro. E no momento em que você decide ser um companheiro, você tem companheirismo.
Naturalmente, a parte maravilhosa disso é que, quando você começa a ser um companheiro, você encontra aqueles que também desejam ser companheiros, desejam compartilhar, e então não é uma questão de dar e receber, é uma questão de ambos dando. Não há tomar: há apenas dar.
O Reino de Deus está trancado dentro de você. Não há como uma pessoa demonstrar provisão para outra, porque todos, em todos os lugares, têm tudo o que o Pai tem – o infinito, e tentar conseguir algo aqui, quando não há nada aqui além de espaço, é loucura.
O suprimento é demonstrado não em conseguir, mas na abertura de um caminho para o suprimento que já existe dentro de você fluir para fora de sua Fonte, que é o Reino de Deus, dentro de você.
A Iluminação pode vir apenas para aqueles que percebem que o Reino de Deus - Luz, Verdade, Sabedoria, Amor - está dentro. Tudo o que o Pai tem é seu, e então, assim como você tem que encontrar uma maneira de expressar companheirismo, você também precisa encontrar uma maneira de expressar o suprimento.
Isso nós podemos fazer de várias maneiras. O Mestre indicou no Sermão da Montanha que devemos dar, mas tenha certeza de que ninguém, a não ser Deus, saiba sobre a nossa doação; ore, mas tenha certeza de que ninguém, a não ser Deus, saiba sobre a nossa oração; perdoe, ore por nossos inimigos. Tudo isso ele dá como uma atividade que ocorre dentro de nós e flui de dentro de nós para fora.
Todo o segredo da Iluminação Espiritual está ligado à compreensão de que o Reino de Deus está dentro de nós e que devemos encontrar um meio de deixar escapar esse "esplendor aprisionado".
Portanto, o que quer que estejamos buscando, devemos encontrar uma maneira de distribuí-lo, de modo que, mesmo que estejamos buscando Luz Espiritual, o caminho para obtê-la é concedê-la.
Muitos professores descobriram que, no final do período letivo, aprenderam mais sobre os assuntos que ensinaram através do ensino do que os alunos na sala de aula. Sempre uma pessoa aprende mais ensinando do que qualquer um aprende sendo ensinado.
Assim é em um Ensinamento Espiritual. Aqueles que ensinam aprendem muito mais do que qualquer estudante ou grupo de alunos, porque, no próprio ato de dar, há um influxo constante - mas realmente não entra: é apenas que a Fonte Infinita está dentro, mas não pode fluir se nós não a deixarmos sair.
No momento em que começamos a liberar um pouco do que sabemos, todo o resto começa a fluir, mais do que jamais soubemos que sabíamos.
Não há como ganhar amor do mundo ou das pessoas do mundo. Muitos tentaram, mas todo mundo falha, isso não pode ser realizado.
O único caminho é o Caminho da Luz Espiritual. Por amar, nos tornamos amados. Não há outro caminho. Esperar ser amado é como esperar que algo venha do vazio do espaço. Antes que o amor possa fluir para nós, primeiro devemos mostrá-lo para fora.
Nós devemos primeiro colocar o pão na água, antes que o pão possa retornar a nós.
Somente aquilo que lançamos na água volta para nós, porque, em si e por si mesmo, um espaço em branco não tem nada para dar, nada!
Mas na medida em que colocamos algo no espaço, nessa mesma proporção, é a via para que ele encontre o caminho de volta para nós.
Assim é que toda a Bondade e Infinitude deste universo flui de volta para nós, quando deixamos fluir de nós. É a doação de nós mesmos que nos traz a doação do universo.
*Joel Goldsmith* - A Vida Contemplativa